(51) 3212.3798     /DallagnolAdvogados    

Justiça Eleitoral fará plantão para alistamento neste final de semana (30 e 1º)

Todos os Cartórios Eleitorais e Centrais de Atendimento ao Eleitor do Estado farão plantão neste final de semana (30 e 1º) para atendimento de eleitores. Dia 4 de maio é o último dia para solicitações de primeiro título, transferências de domicílio eleitoral ou local de votação e regularização de cadastro, para quem quiser votar nas Eleições 2016. A Justiça Eleitoral alerta que NÃO HÁ processo de revisão biométrica do eleitorado em andamento na Capital

Na próxima quarta-feira, 4 de maio, termina o prazo para alistamento eleitoral (primeiro título), transferências de domicílio ou local de votação – inclusive para eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida – e regularização de cadastro, para quem quiser votar nas Eleições 2016. Após essa data, o cadastro de eleitores de todo o País é fechado, para preparação do pleito. Todos os Cartórios Eleitorais e Centrais de Atendimento ao Eleitor (CAEs) do Estado farão plantão neste último final de semana (30 e 1º) antes do final do prazo, para atendimento, em horário definido por cada Zona (informe-se no seu município).

Quem precisa solicitar uma segunda via do título eleitoral pode fazê-lo até o dia 22 de setembro.

Os cidadãos devem comparecer aos Cartórios Eleitorais ou às Centrais de Atendimento ao Eleitor (CAEs) munidos de documento de identidade com foto e comprovante de residência recente (menos de três meses). Maiores de 18 anos do sexo masculino que farão o título de eleitor devem apresentar certificado de alistamento militar. Somente neste caso – maiores de 18 anos, no primeiro título – não é aceita a carteira de motorista como documento de identidade. O eleitor pode verificar se no seu município é possível fazer o agendamento do atendimento, pelo site do TRE-RS.

Recadastramento biométrico

Até o momento, 326 dos 497 municípios gaúchos passaram pelo processo de revisão biométrica do eleitorado. Porto Alegre NÃO está entre eles, ou seja, o eleitor da Capital deve procurar a CAE somente se precisar fazer seu primeiro título, transferir seu domicílio eleitoral ou local de votação ou regularizar seu cadastro.

Em caso de dúvidas, o eleitor pode procurar o Serviço de Informação ao Cidadão do TRE-RS.

Fonte: TRE-RS